Tomada de Posição - Transtejo Soflusa

No seguimento das últimas ocorrências relacionadas com os servidos de transportes fluviais que abrangem as nossas freguesias, a Junta da União das Freguesia de Caparica e Trafaria vem por este meio dar conhecimento à população sobre o e-mail que remeteu à Administração da Transejo/Soflusa, com o conhecimento da Sr.ª Presidente da CMA, Inês de Medeiros, Sr. Vereador da CMA com o pelouro, José Pedro Ribeiro e Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada, Joaquim Corinha Leitão.

1) O executivo da União de Freguesias de Caparica e Trafaria manifesta a sua mais profunda insatisfação e indignação com a suspensão dos serviços de transporte fluvial que efetuam a ligação Trafaria-Porto Brandão-Belém.

2) Não se considera aceitável que a suspensão ocorra de forma abrupta e unilateral, sem qualquer tipo de alternativa a todos os seus utilizadores e sem o devido aviso prévio. Relembramos que no passado essa alternativa foi assegurada com recurso a autocarros.

3) Esta ligação fluvial é fundamental para muitos trabalhadores e estudantes residentes e não residentes nas nossas freguesias, e também para o comércio e restauração, para as quais a alternativa (autocarros) é diminuta e/ou inexistente, principalmente na fase que estamos, da implementação no nosso território da Carris Metropolitana, que como é do conhecimento geral não está em pleno funcionamento, com falhas constantes no cumprimento de horários e de carreiras para os utilizadores.

4) Não podemos deixar recear uma tentativa da Administração de um cancelamento definitivo desta carreira por motivos financeiros, uma vez que já muitas vezes têm argumentado que a carreira em causa não é rentável, pelo que reforçamos que o serviço realizado é um serviço PÚBLICO que não pode ter como único objetivo a rentabilização financeira dos transportes em causa.

5) São constantes as interrupções de carreiras fluviais por motivos técnicos/avarias dos barcos dada uma frota obsoleta, principalmente aqueles equipamentos que efetuam a ligação Trafaria-Porto Brandão-Belém. Para além da idade muito avançada da frota em causa esta é extremamente poluidora e com elevadíssimos consumos de combustíveis fósseis.

Neste sentido, a Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria exige a imediata reposição da ligação Trafaria-Porto Brandão-Trafaria, solicitando ainda mais o reforço do número de ligações, não só durante a semana, como ao fim-de-semana, inclusive com o alargamento de horário das últimas carreiras do dia. Os cidadãos da Caparica e Trafaria merecem dignidade no seu direito ao transporte público de qualidade.