Junta recebe prémio ambiental

A cerimónia teve lugar na Junta das Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda e contou com a presença da deputada do PEV à Assembleia da República, Heloísa Apolónia, do Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, do vereador José Gonçalves, entre outros eleitos de autarquias do concelho. A Presidente da Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria destacou a importância do funcionamento da democracia e agradeceu à população o apoio que considerou ter sido fundamental para este reconhecimento. Teresa Coelho afirmou ainda que espera que seja bem sucedida a luta por uma solução que sirva os interesses da população no caso do terminal de contentores previsto para a Trafaria.

No âmbito da cerimónia, «Os Verdes» atribuíram às diversas Juntas de Freguesia e à Câmara Municipal um girassol sorridente, como símbolo do reconhecimento da luta pela alteração do traçado da linha de muito alta tensão entre Fernão Ferro e a Trafaria e pelo seu parcial enterramento. Em palavras dirigidas aos presentes, Heloísa Apolónia defendeu que a atribuição do prémio é justa e se deve ao empenho demonstrado pelas autarquias, envolvendo a população, nesta luta. «A experiência de Almada pode servir de exemplo para o resto do país», destacou o Presidente da Câmara Municipal, enquanto o vereador José Gonçalves quis notar que se tratou de uma luta contra «gigantes».