Caparica

Caparica

O brasão da freguesia era, nos termos da heráldica autárquica, «constituído por um escudo de prata, uma capa de vermelho besantada de ouro, entre dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde, em chefe, e um monte de verde, firmado nos flancos e movente de um pé, ondado de prata e azul, de duas tiras, em campanha». A sua simbologia remete para as origens lendárias do topónimo, através da representação da «Capa Rica», para a tradição rural, onde sobressai a produção de vinhos, afamada nos século XVI e XVII, a par da ligação ao Tejo.

Uma coroa mural de prata, de quatro torres, representa a categoria político-administrativa de vila, que o Monte de Caparica, povoação-sede da freguesia, ostenta desde 27 de setembro de 1985.

Trafaria

Trafaria

Ficou por finalizar o processo de legalização do brasão, assim descrito pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses: escudo vermelho, monte de ouro rematado por um fortim de prata, aberto e lavrado de negro, acompanhado em chefe de dois pinheiros arrancados de ouro; em contrachefe diminuto, três faixetas ondadas de azul e prata. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco, com a legenda em maiúsculas a negro: “VILA da TRAFARIA”.

Caparica
Trafaria
Trafaria