Exposição sobre Cavalos-marinhos de Almada

Exposição sobre Cavalos-marinhos de Almada

Realizou-se esta manhã no antigo presídio da Trafaria a conferência "Cavalos-marinhos de Almada: Um património único a conservar", um projeto organizado pela Câmara Municipal de Almada e MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - Ispa - Instituto Universitário, com a colaboração do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e Oceanário de Lisboa.

Entre as várias reflexões sobre a gestão da frente ribeirinha e da sua biodiversidade, a Junta da União das Freguesias continua a defender a cooperação com a comunidade local e associações, assim como a importância da requalificação dos alvéolos dos pescadores e da construção de um porto de abrigo.

Nesta ocasião, foi inaugurada também a exposição fotográfica "Cavalos-marinhos de Almada" de Sylvie Dias, vídeógrafa e fotógrafa subaquática que estará na Praceta Porto de Lisboa até dia 29 de setembro. A exposição, composta por 14 painéis com fotos de grande formato, resulta do trabalho da videógrafa ao longo dos últimos quatro anos, em conjunto com a comunidade piscatória local, que documentou pela sua lente os cavalos-marinhos e a biodiversidade marinha existentes na Trafaria.

Com estas iniciativas pretende-se sensibilizar para a importância de proteger e preservar a população de cavalos-marinhos, em harmonia com a importante tradição piscatória da Trafaria e com o desenvolvimento da zona ribeirinha

Caparica
Trafaria
Trafaria