Trabalhos! ¤ 9 de junho

Entre os muitos trabalhos realizados, neste período, encontra-se um conjunto de obras realizadas no cemitério. O refeitório dos trabalhadores deste espaço recebeu um ramal de água para o lava-loiça e a rede elétrica foi renovada. Por sua vez, a casa-de-banho da secretaria recebeu um autoclismo. No espaço do cemitério, montaram-se sepulturas, fez-se a limpeza, construiu-se um muro e reparou-se o pavimento entre sepulturas.

No âmbito dos equipamentos escolares, a Junta fez trabalhos de reparação no sistema elétrico devido a um curto-circuito na Escola Básica nº1 do Monte de Caparica. Na EB nº3 do Monte de Caparica, reparou-se uma torneira, autoclismos, fechaduras e lavatórios. Também se substituiu uma torneira com pedal e fixou-se uma armadura. Já na EB 2/3 e na Escola Secundária do Monte de Caparica como na EB1/JI de Vila Nova procedeu-se ao transporte de materiais. Nesta mesma escola, onde também se realizou a Feira da Primavera, o setor de obras da Junta instalou uma nova torneira, reparou outra assim como um urinol. Na EB nº2 do Monte de Caparica, substituiram-se autoclismos, sifões e fechaduras. Por sua vez, o Agrupamento de Escolas da Trafaria, recebeu o apoio da Junta com equipamento de som.

Nas ruas, parques, mercados e equipamentos culturais, a Junta também deitou mãos à obra para deixar as freguesias mais bonitas e funcionais. Na Biblioteca da Trafaria, foram instaladas várias tomadas e no Mercado da Caparica foi instalada uma mangueira. Na Trafaria, no parque de merendas, procedeu-se ao corte de ervas, na Rua Alfredo Cunha, na Caparica, construiu-se uma rampa para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Em vários pontos de ambas as freguesias, recuperaram-se e pintaram-se placas toponímicas com maior incidência em Pêra. Num dos parques de merendas, tratou-se de reparar os fogareiros para que as pessoas possam usufruir melhor do espaço. No parque infantil da Trafaria, fez-se a limpeza e renovou-se a pintura. Outro dos trabalhos que se destacou foi a recuperação de calçadas com a reparação em várias ruas da Caparica e da Trafaria. Nesta última freguesia também se reparou um sinal de trânsito.

Aproximando-se o Verão, aproximam-se também as festas e a animação. Nesse sentido, a Junta envolveu-se organizando e dando apoio às diferentes atividades. No estaleiro da Junta na Trafaria recuperou-se uma régie, na Rua da Maçaroca montou-se um palco, deu-se apoio logístico a um concerto organizado pela Câmara Municipal, em Vale Figueira, transportaram-se as barraquinhas. Também se transportaram barraquinhas da Santa Casa e montou-se um palco. Já o Dia Mundial da Criança exigiu um desdobramento de recursos humanos para organizar as várias atividades descentralizadas que ocorreram em diversos pontos das duas freguesias e que envolveram muitas centenas de crianças. Também se deu apoio à prova desportiva Milha Urbana. O setor de obras da Junta também colocou uma misturadora no estaleiro da Junta na Caparica e finalizou várias mesas no estaleiro na Trafaria. Por outro lado, também procedeu à afixação de informação nos abrigos.

Fotografias de alguns dos trabalhos realizados